O registro de conhecimentos tradicionais e vivências que compõem o Patrimônio Histórico e Cultural da região abrangida pela UHE Jirau constitui um dos momentos fundamentais no processo de cadastro da memória histórica. O fato dessa construção se dar a partir de contato com a história viva, colhida diretamente da memória das pessoas que participaram e participam intensamente dela, é componente de forte emoção.
No caso específico da comunidade de pessoas que participou do período em que a Estrada de Ferro Madeira Mamoré estava ativa, uma enormidade de informações está sendo captada pelo Programa.
A partir dos trabalhos realizados ao longo dos últimos 15 meses, está sendo possível captar preciosos depoimentos de membros das comunidades de Abunã e Mutum Paraná. Assista aos vídeos!
Bate Papo com a Terceira Idade em Abunã - Parte 1
Bate Papo com a Terceira Idade em Abunã - Parte 2
Depoimento da Sra. Márcia Abiorana do Nascimento - Professora em Mutum Paraná
Os vídeos aqui apresentados são parte do conhecimento tradicional das comunidades de Abunã e Mutum Paraná, e servem de base para a formação dos Grupos de Trabalho (GT) que compõem este blog.
A intenção é disponibilizar um espaço de interação e convergência destas comunidades com outros grupos de interessados por todo o Brasil.
O objetivo é de integrar a todos em torno de um mesmo ideal: contribuir para a construção de uma memória nacional a partir das histórias de vida, práticas e conhecimentos tradicionais dos mais diferentes e distantes lugares do país.
Você precisa ser um membro de Documento Cultural Jirau para adicionar comentários!
Entrar em Documento Cultural Jirau