Documento Cultural Jirau

Contribuindo para a construção de uma memória nacional a partir das histórias de vida


O registro de conhecimentos tradicionais e vivências que compõem o Patrimônio Histórico e Cultural da região abrangida pela UHE Jirau constitui um dos momentos fundamentais no processo de cadastro da memória histórica. O fato dessa construção se dar a partir de contato com a história viva, colhida diretamente da memória das pessoas que participaram e participam intensamente dela, é componente de forte emoção.

No caso específico da comunidade de pessoas que participou do período em que a Estrada de Ferro Madeira Mamoré estava ativa, uma enormidade de informações está sendo captada pelo Programa.

A partir dos trabalhos realizados ao longo dos últimos 15 meses, está sendo possível captar preciosos depoimentos de membros das comunidades de Abunã e Mutum Paraná. Assista aos vídeos!


Bate Papo com a Terceira Idade em Abunã - Parte 1


Bate Papo com a Terceira Idade em Abunã - Parte 2


Depoimento da Sra. Márcia Abiorana do Nascimento - Professora em Mutum Paraná



Os vídeos aqui apresentados são parte do conhecimento tradicional das comunidades de Abunã e Mutum Paraná, e servem de base para a formação dos Grupos de Trabalho (GT) que compõem este blog.

A intenção é disponibilizar um espaço de interação e convergência destas comunidades com outros grupos de interessados por todo o Brasil.

O objetivo é de integrar a todos em torno de um mesmo ideal: contribuir para a construção de uma memória nacional a partir das histórias de vida, práticas e conhecimentos tradicionais dos mais diferentes e distantes lugares do país.

Exibições: 22

Tags: , Cultural, Grupo, Jirau, Patrimônio, Reunião, Trabalho, UHE, da, de, Mais...do

Comentar

Você precisa ser um membro de Documento Cultural Jirau para adicionar comentários!

Entrar em Documento Cultural Jirau

Grupos

© 2024   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço