Documento Cultural Jirau

Estudantes da UNIR visitam Centro Cultural de Nova Mutum Paraná - RO

 

No dia 7 de Maio, uma visita importante movimentou o Centro Cultural de Nova Mutum Paraná. O motivo foi a visita da primeira turma de estudantes da UNIR (Universidade Federal de Rondônia), do curso de Gestão Ambiental - campus de Guajará-Mirim.
Durante a visita, os alunos conheceram de perto os trabalhos desenvolvidos pelo Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico e Histórico Cultural, realizado pela Documento, sobretudo o de Sustentabilidade e Tratamento de Acervos. A iniciativa promoveu o conhecimento da importância do salvamento e resgate arqueológico em áreas que serão impactadas pela UHE-Jirau.

A visita proporcionou diversas atividades durante o dia, proporcionando uma experiência sem precedentes para estes alunos, que sem dúvidas irão encarar a preservação do Patrimônio do Meio Ambiente Cultural de outra maneira.

Os estudantes assistiram a uma palestra de apresentação e participaram de uma oficina experimental de Tecnologia e Tipologia Lítica, no auditório do Centro Cultural. Durante a palestra, foram reveladas todas as etapas de pesquisa, desde o trabalho em campo, transporte do material, escavação das urnas em laboratório, limpeza, restauração, reconstituição e numeração, até a análise e catalogação no banco de dados de todos os artefatos encontrados durante o Programa.

Já na oficina sobre material Lítico, os estudantes tiveram a oportunidade de entender como supostamente foram elaboradas as primeiras armas e ferramentas dos nossos ancestrais.

No período da tarde, os estudantes visitaram a sala de entrada do material arqueológico, local onde o acervo que chega do campo é armazenado. Os alunos também conheceram o laboratório (sala onde o processo de curadoria é realizado: escavação, limpeza, restauração, reconstituição e numeração do material), além das salas de Reserva Técnica, Análise e de Exposição, onde as urnas restauradas e reconstituídas ficam expostas.
As visitas foram encerradas às 16h. A atividade buscou promover o esclarecimento do trabalho realizado no Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico e Histórico Cultural da UHE-Jirau, demonstrando a importância da preservação, apropriação e valorização do patrimônio nacional.

Acompanhe as fotos em nosso álbum Clicando Aqui.

Conheça também o Museu Virtual Clicando Aqui.

Exibições: 79

Comentar

Você precisa ser um membro de Documento Cultural Jirau para adicionar comentários!

Entrar em Documento Cultural Jirau

Grupos

© 2024   Criado por Documento Projetos Planejamento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço